O consórcio Viatel/PDT concluiu a construção de oito torres de telecomunicações e trabalhos associados numa extensão de 56 quilómetros do subtroço Faro - Vila Real de Santo António, na linha ferroviária do Algarve.
As infraestruturas permitem ao cliente (IP – Infraestruturas de Portugal) a instalação de um sistema de comunicações Rádio GSM-R que torna possível o aumento da qualidade das comunicações de voz e dados entre os comboios e os Centros de Operação e Controlo, permitindo, ainda, o desenvolvimento de novos serviços, com o intuito de otimizar o tráfego de composições, aumentando, ao mesmo tempo, a segurança em ambiente ferroviário.
Esta rede tem a característica de ser privada e não acessível aos utilizadores comuns do transporte ferroviário. As equipas da Viatel e da PDT (ambas empresas da Visabeira Global) dividiram-se em várias componentes: civil, elétrica, AVAC e comunicações (fibra ótica). Estiveram envolvidas cerca de quinze pessoas, desde” field teams”, pessoal técnico e de “backoffice”, auxiliando a direção técnica.